Tarcísio Prefeito – 3º mandato, 2001 a 2004
    Vitorioso nas eleições de 2000, Tarcísio deu início à sua 3a. gestão como prefeito de Juiz de Fora em condições bastante favoráveis: as finanças públicas estavam em ordem, os estudos e planejamentos para o futuro da cidade estavam bem adiantados, novos recursos financeiros estavam negociados, a equipe de governo estava afinada e harmonizada. Os resultados de seu governo, após os quatro anos de administração, são eloqüentes e alguns dos prêmios conquistados ilustram bem estas vitórias:
- Juiz de Fora foi integrada à rede mundial de cidades e o município foi projetado como centro privilegiado para investimentos. O prefeito Tarcísio Delgado foi eleito membro do Conselho Diretor do Centro Ibero-americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano- CIDEU, com sede em Barcelona, na Espanha, e a cidade liderou comissões temáticas na Rede de Merco Cidades e Urb-Al.
- Tarcísio foi presidente da Associação Mineira dos Municípios e compôs a diretoria das maiores associações nacionais de municípios, tendo sido Vice-Presidente da Confederação Nacional de Municípios e Membro do Conselho Diretor da Frente Nacional de Prefeitos.
- Em 2003 o modelo de gestão da PJF foi premiado em Caldas da Rainha, Portugal.
- O Programa criado por Tarcísio “Pré Vestibular Comunitário” recebeu dois prêmios: o 1º da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, que tem o aval da Unesco, e o 2º do Ministério da Educação, no Programa “Diversidade na Universidade”. O “Pré Vestibular Comunitário foi considerado um dos 27 projetos mais inovadores do País.
- O “Sistema de Atenção ao Cidadão”, implantado pela Prefeitura no JF Informação, ganhou o 1º lugar Nacional em Atendimento ao Cliente – Setor Público-,em concurso realizado pela revista “Consumidor Moderno”, de São Paulo. Foi também selecionado como um dos melhores 100 projetos do ano pela Fundação Getúlio Vargas.
- O “Programa Casa do Pequeno Jardineiro” ganhou o Selo Unesco de Reconhecimento. Foi ainda referendado pela Fundação Abrinq e ganhou o prêmio AMAJF de Ecologia.
- O “Pró Idoso” ganhou o prêmio “Talentos da Maturidade”, em concurso promovido pelo Banco Real.
- O “Banco de Leite Humano” foi reconhecido como um dos oito em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde, como referência nacional.
- Na área de Educação, a Prefeitura ganhou 09 prêmios, alguns deles internacionais, outros nacionais.
- No setor de Saúde, Juiz de Fora ganhou também alguns prêmios importantes: o programa “Mutirão da Saúde” foi escolhido um dos 100 melhores projetos do Brasil pela Fundação Getúlio Vargas.
- O “Pólo Antitabagismo” foi premiado pelo Instituto Nacional do Câncer em 2004. - O Centro Odontológico de Atenção a Pacientes com Necessidades Especiais conquistou o Prêmio Mineiro de Qualidade em Saúde, em 2003.
- O sistema de “Controle e Auditoria” da Secretaria Municipal de Saúde foi reconhecido pela Secretaria de Estado da Saúde como o melhor do Estado, em 2003.

    No primeiro ano de sua 3a gestão, Tarcísio entregou à cidade o documento final do “Plano Estratégico de Desenvolvimento”, realizado durante seu mandato anterior, e do qual participaram mais de 1.200 pessoas. O Plano Estratégico previa a execução de 93 projetos estruturantes para a cidade. No fim de 2004, ao encerrar o Governo, mais de 75% desses projetos já estavam concluídos ou estavam em execução.
    Também no primeiro ano de sua 3a gestão, foi iniciada a Reforma Administrativa da Prefeitura de Juiz de Fora, um projeto ousado e moderno, reconhecido nacionalmente como um avanço no que diz respeito à Administração Pública Municipal. Ao encerrar seu mandato, a Reforma estava praticamente implantada em todos os setores da Prefeitura.
    Com a Reforma Administrativa, vários projetos foram iniciados. Dentre eles, destacam-se:
- descentralização dos serviços municipais, através da criação dos Centros Regionais;
- novo sistema de atendimento ao cidadão, através do JF Informação, que também descentralizou o atendimento ao cidadão;
- implantação do pregão eletrônico, do ISS Digital e da modernização administrativa tributária;
- criação e implantação da Agenda - Agência de Gestão Ambiental
- Elaboração do projeto urbanístico “Eixo do Paraibuna” e aprovação de recursos para sua implantação junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.
- aquisição definitiva do prédio de 10 andares e de todo o complexo arquitetônico da RFFSA, e instalação do Centro Administrativo da Prefeitura de Juiz de Fora;
- criação do programa “Saúde do Servidor”, plano de saúde direcionado aos funcionários da administração municipal;
- Ampliação do programa “Bolsa Escola Municipal”;
- Expansão do transporte adaptado para deficientes;
- implantações de novas creches, fazendo com que as vagas aumentassem de 2235 para mais de quatro mil;
- expansão da rede de unidades do “Bom de Bola, Bom de Escola” em diversos bairros;
- Realização de Cursos e Seminários para Capacitação de atores sociais;
- Criação da Coordenadoria Especial da Juventude;
- Construção de sete novas escolas e de mais de 130 novas salas de aula;
- Criação do Curso Pré Universitário Comunitário”;
- Criação dos Centros de Estudos Supletivo;
- Ajuda de custo para o aprimoramento de professores;
- Construção de 841 apartamentos, através de parceria com a CEF;
- atração de novos investimentos para a cidade, totalizando mais de 800 milhões de reais;
- revitalização das principais vias da cidade, como avenida Rio Branco, avenida Independência, avenida JK, Trevo do Bom Pastor, Praça Antônio Carlos, para citar apenas alguns dos trabalhos realizados;
- implantação e reforma de 56 áreas de lazer nos bairros;
- pavimentação asfáltica do acesso às sedes dos distritos rurais: Sarandira, Torreões, Monte Verde, Humaitá, Náutico, Caeté, Chapéu D’Uvas e Paula Lima.
- Melhoria da qualidade de vida nos bairros, através dos programas “JF Bairros”, “Grota dos Puris” novo acesso ao bairro Linhares e canalização e revitalização do Córrego do Yung, revitalização da Avenida Ibitiguaia;
- implantação do Aterro Sanitário;
- implantação do programa “Rotas Inteligentes”, de coleta de lixo;
- construção do Terminal de Passageiros de Santa Lúcia, visando à implantação do sistema de transporte troncalizado;
- construção do viaduto sobre a linha férrea, no trevo da Becton Dickinson
- construção da segunda ponte no bairro Santa Terezinha;
- reestruturação do trânsito na Praça Antônio Carlos;
- construção do 1º Hospital Municipal de Juiz de Fora; - reforma e ampliação de 22 unidades de saúde;
- construção de 11 novas Unidades Básicas de Saúde;
- criação do PAI – Pronto Atendimento Infantil;
- conquista do índice Zero de Dengue;
- reforma do Laboratório Geral de Analises Clinicas;
- municipalização da Gestão Ambiental;
- construção da nova sede da Defesa Civil e implantação dos Núcleos de Defesa Civil nos bairros;
- instalação do Museu Ferroviário;
- elaboração do Plano Estratégico de Turismo;
- novas instalações para o acervo da “Reserva Técnica” do Museu Mariano Procópio;
- início das obras do Conex;
- reforma e revitalização do Morro do Imperador;
- ampliação dos recursos da Lei Murilo Mendes, de incentivo à cultura;
- implantação de projetos de esporte comunitário nos bairros da cidade.


    Ao concluir seu 3º mandato como Prefeito de Juiz de Fora, tendo sido o cidadão que por mais tempo governou a cidade – 14 anos ao todo - Tarcísio Delgado disse:

    “Nossas ações visaram sempre o resgate da cidadania, o desenvolvimento sustentável, a geração de empregos, a revitalização dos espaços urbanos e o acesso a serviços públicos de qualidade. Nosso compromisso prioritário sempre foi com a população excluída e nossa luta teve como foco o resgate da cidade como espaço privilegiado para o encontro, a convivência e a felicidade”.